segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Consumismo e o Meio Ambiente

Atualmente, o consumo de diversos produtos está aumentando cada vez mais. Para atender às necessidades da população,as indústrias investem cada vez mais em tecnologia, aumentando assim a produção. Com esse aumento descontrolado, os recursos naturais vão ficando escassos, resultando no aumento da degradação ambiental.
Um dos principais responsáveis pela degradação ambiental é o acúmulo de lixo. A necessidade cada vez maior de consumir obriga o homem a produzir continuamente novos bens. Isso leva a um crescimento da industrialização, e consequentemente, a um aumento das sobras.


O Consumismo é uma nova forma de exploração.
Consumismo significa a destruição do planeta
A Cimeira do Rio de Janeiro de 1992 alertou para que a modificação dos actuais níveis de consumo no mundo industrializado, isto é, a eliminação do consumismo, deveria ser uma das tarefas principais da humanidade para o próximo século, pois só assim se poderia salvar o planeta da catástrofe que se avizinha. Já se passaram mais de 11 anos desde a realização daquela cimeira convocada pelas Nações Unidas, e descontando as centenas de discursos, o incumprimento de compromissos e as mil promessas dos governantes dos países ricos e industrializados, a verdade é que muito pouco se fez. Enquanto isso, a consciência do perigo mortal vai crescendo e os efeitos da deterioração ambiental multiplicam-se.

Nenhum comentário: