A Cleptomania é uma condição rara que parece ocorrer em menos de 5% de pessoas que cometem furtos em lojas. Este Transtorno aparenta ser mais comum em mulheres. Quanto ao diagnóstico, ele não é feito, a menos que vários aspectos característicos da Cleptomania também estejam presentes. Habitualmente este diagnóstico é feito através de entrevistas e sessões psicoterapeuticas, não havendo testes ou métodos pré-determinados para avaliar a situação.
O tratamento de uma pessoa cleptomaníaca costuma ser feito através de psicoterapia e alguma medicação prescrita por psiquiatra. Apesar disso, os relatos de sucesso definitivo no tratamento não são muito comuns, é recomendado que a pessoa prolongue o tratamento para manter a cleptomania sob controle.segunda-feira, 12 de maio de 2008
Cleptomania
Alguns profissionais, como a psicoterapeuta Gia Carneiro Chaves, defendem que a Cleptomania é um processo que se inicia na infância. A criança se compensa por uma profunda falta de afeto, uma carência de carinho e atenção, que a leva por vezes ao desespero. A compensação do afeto seria através de "coisas" consoante ao estado psíquico do momento, num descontrole, numa ansiedade desenfreada, numa contestação inconsciente, num chamamento de atenção angustiante, porque a criança prefere ser castigada em função do roubo a ser ignorada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário